• Fale Conosco (41) 3095-5252 / 0800 760 1919

Blog da Arena

Fique por dentro das últimas novidades.

22 de julho de 2021

A embreagem tem um sistema que pode sofrer vários desgastes desnecessários, por isso os motoristas, que queiram economizar nas peças de seus carros, devem prestar atenção no cuidado deste sistema.

Mas como fazer com que a embreagem dure mais? Quais cuidados se deve ter com uma embreagem?

Para responder esta pergunta e saber mais sobre como a embreagem do seu carro funciona é só você continuar lendo este artigo com dicas que você não pode perder!

O que é e como funciona a embreagem?

De uma forma simples a embreagem é um sistema composto por um rolamento e um disco revestido por um material de alto atrito e por fim o platô.

É com o funcionamento destes três componentes que se faz o ligamento mecânico entre o câmbio e o motor, tendo papel fundamental para o funcionamento correto do veículo.

Este conjunto de embreagem tem a durabilidade que varia de acordo com o modo em que é utilizado o veículo, podendo ser diminuída com alguns hábitos que levam ao desgaste desnecessário deste sistema.

E com o desgaste a embreagem vai apresentar sinais de que deve ser trocada em breve. Que podem ser:

  • Barulhos estranhos ao acioná-la;

  • Trepidação excessiva;

  • Pedal duro demais;

  • Curso muito longo ou muito curto;

  • Automóvel dando tranco em arrancadas.

Para evitar que você troque sua embreagem com frequência, separamos algumas dicas mais abaixo que vão ajudar na duração de suas embreagens.

Dicas de como aumentar a durabilidade de sua embreagem

Muitos hábitos que desgastam o sistema de embreagem estão presentes na vida da maioria dos motoristas. Por isso, ter a mudança em algumas manias é fundamental para aumentar a durabilidade de sua embreagem.

Uma grande quantidade de motoristas tendem a segurar o veículo pressionando o pé no acelerador e depois na embreagem quando estão em algum semáforo ou aclive.

Porém esta prática não é recomendada, pois aumenta o desgaste entre as peças da embreagem. Este hábito pode ser substituído por um mais saudável como:

  • Ao desengatar o veículo utilize o pedal de freio para segurar ele;

  • Quando estiver em uma rampa use o freio de estacionamento;

  • Somente utilize a embreagem na hora de trocar a marcha (não use para descansar seus pés).

Além disso, é muito comum que o motorista arranque com o veículo em segunda marcha, mas o uso constante desta prática leva ao desgaste excessivo no sistema de embreagem. Em vez disso, é recomendado não usar a marcha mais alta do que a pedida.

Não podendo esquecer que, o aumento na carga máxima que o veículo consegue suportar, acarreta diretamente na durabilidade da embreagem.

Por tanto, ter um automóvel que suporte a quantidade de carga necessária para o seu trabalho é essencial para uma boa durabilidade deste sistema.

Concluindo…

Como você pode ver a embreagem pode ter sua vida útil prolongada se o motorista parar com alguns hábitos e ter um automóvel que suporte a carga necessária para evitar imprevistos e dores de cabeça.

Mas como imprevistos podem acontecer a todo momento, você não pode esquecer de conferir nosso serviço de guincho Arena, que irá te oferecer um transporte de guincho com responsabilidade e agilidade. Disponível em Curitiba e região.

Clique agora mesmo para saber mais!